23.10.12

a buganvília

I
foi o primeiro verão em que me preocupei com as plantas cá de casa. foi o primeiro verão em que experimentei deixar montado um sistema de rega que não deixasse secar as plantas e as mantivesse sempre em contacto com água. foi o primeiro verão em que voltei a lisboa de propósito, a meio das férias, para regar as plantas e ver se estava tudo bem. foi o primeiro verão em que fiquei preocupada com elas. e foi o primeiro verão em que morreu tudo na varanda. em setembro, tudo seco. um sentimento frustrado de não ter conseguido. quase uma dedicação desnecessária. mas, bom, a deixar entrar algumas ideias já para o próximo verão. para não deixar esmorecer a vontade de ter um bocadinho de terra e verde e ar puro no meio da cidade.
foi-se mantendo o estado da varanda. fui regando, às vezes, na esperança de trazer alguns vasos de volta à vida. mas os sinais não davam conta de que alguma coisa iria acontecer. 

II
normalmente resmungamos com a chuva e damos-lhe um lugar algo desconfortável. as primeiras chuvas trazem o cheiro da terra, mas ao fim de quatro ou cinco chuvas, temos as primeiras constipações e os primeiros dissabores da roupa molhada pelos carros e então desenvolvemos o mau humor. luto contra isto há algum tempo, tentando ver sempre o lado bom das chuvas e destes dias outonais e invernosos que nos tiram da festa dos dias de sol. mas às vezes é difícil, sim. a quantidade de nuvens e o tecto que se desenvolve no céu tem por vezes um efeito sufocante com o qual é difícil lidar.

III
mas ontem, ontem, a chuva trouxe-me a certeza de que lhe devemos um respeito muito grande e de que, de facto, ela tem mesmo de vir e ficar o tempo suficiente para conseguir a sua missão. 
ontem, ao fim de umas quantas chuvas, reparei melhor no vaso da buganvília. lá, de dentro do tronco inicial, começaram a nascer folhas novinhas, bem verdinhas e rijinhas. fortes. com força para voltar a dar vida àquela maravilhosa planta.
confirmaram-me as minhas amigas com partilho as minhas dificuldades jardineiras. 

IV
I. "é a força da natureza!"
T. "ela é forte! começa devagarinho mas depois vai ser um espectáculo!" 

"grande lição de vida" respondi eu

(a alegria deste post é inteiramente dedicada à T. e à I. que partilham comigo esta minha vontade de saber cuidar da minha varanda e da natureza que tento manter à minha volta. um obrigada muito grande a elas.)

Sem comentários: