26.11.08

o natal está a chegar

todos os anos gosto de ir ver as luzes de natal à baixa de lisboa. não é qualquer tipo de tradição de infância, mas é um gosto que tenho. as luzes podem tornar-se um elemento muito bonito numa cidade. há anos em que fico fascinada com algumas iluminações. pela maneira como complentam os edifícios, como se integram no espaço de praça, rua, avenida. como marcam o perfil das copas e dos troncos das àrvores. como dão brilho ao que sempre lá está.

este ano ouvi dizer que já tinham acendido as luzes e decidi, no fim do dia, dar a volta pelo outro lado e passar por lá. não tinha grandes expectativas porque nos últimos anos não me têm surpreendido muito... mas não estava à espera do terror que me esperava na praça do comércio e no rossio. não consigo descrever o que vi. um monte de elementos desconexos de várias instituições e um verdadeiro mamarracho no centro da praça que não se percebe se é a casa do duendes do pai natal ou uma loja de prendas.


tenho saudades da cidade bem iluminada. simples, mas bonita.
os grandes volumes não me encantam. e não me é importante saber quem os promoveu. até é despublicidade.

3 comentários:

JoanaM disse...

Eu sempre adorei o natal, as luzes, a boa disposição, as ruas cheias de gente, um frase "Bom Natal" sempre na boca dos outros, as pessoas mais simpaticas, motivos para ver e rever amigos, desculpa para mais uma festa. Mas este ano, ainda não consegui entrar na "quadra". Espero fazer com a R. a árvore de Natal este fim de semana, e ver se entro em forma na época natalícia.

Anónimo disse...

na alta de lisboa, nas rotundas anónimas, desejam-nos prosperidade. e não há uma rena, um duende, um pai natal: nada, só prosperidade... enfim, uma cidade deprimida. ainda bem que vou para os anjos onde a só estou a 3 estações do "terror" do rossio!

Nuno disse...

pois eu fiquei altamente satisfeito este ano...no Porto. A árvore horrorosa-que-veio-de-Lisboa voltou para o lugar de origem, ufa! :)